quinta-feira, 25 de abril de 2013

Session Report: Gears of War

Terça, feriado, 23/04/2013

Numa terça em clima de feriado, jogamos duas partidas de Gears of War e duas de Zombicide, ambos jogos cooperativos. Resolvi fazer um Session Report do Gears, e ainda essa semana pretendo postar um Review do Zombicide.

Iniciamos com Gears of War, versão do famosíssimo jogo de mesmo nome lançado para Xbox e Windows. A versão digital do jogo é sensacional, um dos melhores jogos que já joguei no Xbox, e a versão de tabuleiro não deixa a desejar em nada! No jogo de tabuleiro, cada partida é uma pequena missão dentro do contexto temático do jogo original.

Com componentes de qualidade excepcional (o que já era de se esperar, visto que é da Fantasy Flight Games), e uma jogabilidade sensacional, um dos pontos altos do jogo é o tema extremamente bem implementado. Tudo no jogo é muito temático. Em muitos momentos é possível lembrar de eventos, combates e cenas de missões do jogo digital.


Componentes do Jogo

Outro ponto a se destacar é a inteligência artificial sensacional do jogo. A sensação é de que os Locust realmente pensam, são inteligentes, pois as ações deles saem muito coordenadas, e o nível de dificuldade do jogo é um dos melhores que já vi em jogos cooperativos.

O terceiro, e extremamente raro, é a relação Complexidade das Regras x "Epicness" do jogo. Isso pode ser pessoal, mas os jogos mais épicos, com partidas que mais me prendem a atenção, geralmente são os jogos mais hardcore, com regras mais extensas, mais completas. Nesse sentido, o Gears of War tem uma regra simples e rápida de explicar se comparada a outros jogos de mesma capacidade de imersão, com explicação durando cerca de 30 minutos, contra 1h20m do A Game of Thrones, e 2h de Twilight Imperium, que são jogos que coloco no mesmo nível de "epicness".

Jogamos eu e Thiagão nesse dia (como vem sendo todas as partidas de Gears. Alguém se habilita?), duas partidas seguidas da missão Scattered. Nessa missão, nós, os COG Soldiers principais, começamos separados, cada um em um mapa diferente, e os mapas não se conectam um ao outro, ou seja, é o seu COG e o Deus dele lá dentro (ou seja, você). O objetivo é alcançar uma sala estratégica dentro da base Locust, mas para isso precisamos achar o elevador que leva a essa sala. "Ok, Delta, estamos a caminho"


Setup do jogo

Na primeira partida o Thiagão estava jogando de Marcus Fenix (um dos COGs com a melhor habilidade especial) e morreu, e como os mapas são separados, não havia nada que eu pudesse fazer pra ajudar. Perdemos, com mais ou menos 1 hora de jogo, e por isso não vou mais falar dessa partida. =P


Marcus Fenix morto após o ataque da barata kamikaze (a miniatura da barata não deveria estar ali, visto que ela se explodiu pra matar o COG)

Na segunda tentativa, mesma missão, invertemos os mapas. Eu joguei de Marcus Fenix (por acaso. Ele não entra necessariamente em todos os jogos), e o Thiagão jogou de August Cole.

No primeiro turno de jogo a moral do time já caiu bastante. Fenix andou alguns metros e matou o primeiro Locust, um Drone, para logo em seguida surgir um Ticker do nada e explodir na cara do COG. Com o ataque, fiquei com 0 cartas na mão, ou seja, 0 de vida (lembrando que pra "morrer" é preciso estar com 0 cartas e perder mais uma, ou seja, ficar com -1).


Cara a cara com um Drone. (Tentando simular a câmera do jogo virtual =P)

No ponto pra morrer, Fenix achou um beco e se manteve em cover até recuperar sua vida. Com Fenix fora do alcance da visão dos Locust, estes se moviam lentamente, apenas seguindo seu cheiro, mas dando tempo suficiente para o COG ficar novamente pronto para avançar.

Enquanto isso, Cole avançava com facilidade pela sala onde havia sido indicado a tomar o elevador para chegar à posição estratégica indicada na missão. 4 Tickers, 5 Drones e 1 Boomer não foram suficientes para contê-lo. Uma ótima combinação de tiros certeiros e pelo menos 2 Drones serrados com a Moto-Serra embutida da Lancer, tudo isso adicionado de uma granada que fechou um Spawn point e matou dois Drones (jogada sensacional).

O problema é que ao chegar à uma porta que o levaria à sala do elevador, a mesma estava eletronicamente lacrada. Em contato com o Centro de Operações Delta, Cole obteve a informação que deveria esperar até que Fenix conseguisse alcançar o dispositivo para destrancar a porta.

Vida ruim para Cole, pois Fenix estava tendo sérios problemas, pois além de alguns Tickers e Drones como Cole, ele enfrentava também ondas infinitas de avanço de Boomers equipados com fortíssimas Boomshots, estragando qualquer velório que pudessem vir a causar. As emboscadas bem preparadas, com aproximação dos Boomers desprevenidos, colocaram a moto-serra da Lancer para rasgar com facilidade, e que ajudou bastante a economizar a munição de Fenix, então escarça.


Você gosta de explodir, Ticker? Então segura essa!!

Avançando vagarosamente, Fenix achou um Torque Bow, com flechas explosivas que guardou para mais tarde. Alcançou o dispositivo que destravava a porta para Cole, e entrou em uma grande sala com 2 Drones entre ele e uma porta, que ficava na direção oposta, e que, segundo informações do Centro de Operações, seria o ponto de encontro entre ele e Cole na sala do elevador... Taticamente se movendo de Cover para Cover, matou os Drones levando apenas um tiro de raspão de um deles. Então checou a porta. Estava lacrada eletronicamente.

Desta vez, era a vez de Cole abrir a porta para Fenix, o que ocorreu rápido. Ignorando completamente 3 Tickers Kamikazes que estavam doidos para se estourarem na sua cara, Cole entrou na porta que o levava à sala do elevador e logo avistou o dispositivo eletrônico que abriria a passagem para Fenix. Ignorando qualquer coisa que houvesse na sala, ele apertou o botão, e logo apareceu Fenix pela porta no lado oposto da sala, se jogando e rolando para entrar numa posição de Cover em relação aos enormes Grinders, que já estavam posicionados na sala mirando os dois COGs invasores com suas potentes Boomshots.

Com a atenção voltada ao dispositivo eletrônico, Cole viu de relance um Grinder ao seu lado com a arma apontada para seu peito, e num reflexo quase inexplicável sentou o dedo em sua Hamerburst , segurando-a apenas com uma mão enquanto a outra mão apertava o dispositivo e Fenix entrava na sala. Mesmo sem uma mira perfeita, a rápida rajada foi suficiente para derrubar o Locust com 4 tiros certeiros, um deles no rosto.


Maldito Gri... (não deu tempo de terminar a frase.)

Mas Cole não saiu ileso. Com um tiro explosivo da Boomshot certeiro no peito, ficou extremamente ferido, e correu para se posicionar atrás de uma baixa mureta próxima, logo antes da explosão de outro tiro de Boomshot no lugar onde ele estava uma fração de segundo antes e que seria suficiente para derrubá-lo inconsciente ou matá-lo. Fenix pensou rápido, e percebendo que o Locust não o tinha visto ainda, e se movia na direção de Cole, decidiu lançar uma granada no pé do último Grinder restante, enquanto o mirava com seu arco explosivo quase simultaneamente. A granada e uma flecha fixada no peito do Grinder explodiram praticamente ao mesmo tempo, uma combinação mortal que dividiu o Grinder em alguns pedaços. Cole correu para a porta atrás de si e imediatamente a fechou, não dando chance aos Tickers alucinados que vinham da sala anterior.

Sala do elevador alcançada, nenhum inimigo ou ponto de Spawn à vista, os dois COGs entraram no elevador, bastante munição sobrando, um par de granadas, e sem muitos ferimentos, apenas aguardando as ordens para a próxima missão.


"Delta, let's give this elevator a shove!"

"We're inside the elevator now, reaching the strategic point. Delta Out!" - Marcus Fenix

Nenhum comentário:

Postar um comentário